Best of 2016, by Metal Fire Escape

É claro que não ouvi todos os álbuns lançados em 2016, por isso estas listas são sempre subjectivas. Enfim, para mim, dos álbuns que tive oportunidade de ouvir com atenção, estes são os destaques.

Algumas bandas e álbuns só tive oportunidade de conhecer e de ouvir graças às sugestões dos meus colegas “escribas” deste nosso “tasco/estaminé” (vulgo blogue) metaleiro. O meu muito obrigado aos meus companheiros e amigos!!!

Vamos então ao meu Best Of, com os melhores 20 álbuns de 2016!!!

Em primeiro lugar, deixo-vos os 10 melhores álbuns de 2016  (tentei colocar por ordem, mas a partir da 3ª ou 4ª posição é difícil ser rigoroso, mas enfim, cá vai a lista mais ou menos ordenada):

  1. Crematory – Monument

Indiscutível. Álbum lindo! Até me apetece chorar! O MELHOR ÁLBUM de 2016!!!!

 

  1. Sister – Stand Up, Forward, March!

A mistura entre Sleaze/Glam e Horror Punk está quase perfeita! Falta pouco para a perfeição!

 

  1. Be´lakor – Vessels

Simplesmente lindo!

 

  1. Gojira – Magma

Igualmente lindo.

 

  1. Cobalt – Slow Forever

Uma das revelações do ano para mim.

 

      6.  Ihsahn – Arktis

OMG! Lindo! Estranho! Perturbador! Calmante! Consolador! Etc…

 

 

  1. Insomnium – Winter´s Gate

Um álbum consistente e com uma atmosfera muito interessante.

 

  1. Dark Tranquility – 2016 – Atoma

Para mim, um dos melhores álbuns da banda.

 

  1. Black Sabbath – The End

É, sem exagero, um bom EP de Black Sabbath! Ai e tal…. mas não é comparável a registos como o Vol.4 e o Masters of Reality? Sim, esses são álbuns lendários. Aliás, todos os álbuns de Black Sabbath são bons, em todas as suas diferentes fases e vocalistas.

Ai e tal, mas é só um EP. Apenas tem 4 músicas novas, as outras são ao vivo. Sim, é verdade, mas as 4 músicas são… enfim… são Black Sabbath!!!!!!! E são Black Sabbath com… Ozzy! A melhor formação de sempre do METAL!!!

E a voz do Ozzy está melhor do que nunca. Com a idade o homem só melhora.

E a guitarra… Oh Meu Deus, Tony!!!!  A guitarra em “Cry All Night” é… literalmente… de chorar! De chorar por mais!!!

E… é o ÚLTIMO registo da banda mais mítica de metal de sempre! Esta OBRA PRIMA marca o FIM de uma era. O facto de ser um EP com músicas de qualidade é apenas um bónus, um bónus imenso. Não estou a brincar, são músicas que qualquer banda gostaria de ter no seu reportório, mas não podem, pois bandas como os Black Sabbath só há uma!

 

 

 

  1. Testament – The Brotherhood of the Snake

Trash puro! Can´t get better than this! Fucking love Testament!!!

 

Vamos agora à segunda parte desta lista, com os melhores álbuns de 11 a 20 (a partir de aqui, a posição na tabela é completamente aleatória! )

  1. Voivod (EP) – Post Society

 

 

  1. Black Tusk – Pillars of Ash

 

 

  1. Entombed A.D. – Dead Dawn

 

 

  1. D.R.I. (EP) – But Wait… There´s More!

 

  1. Sodom – Decision Day

 

  1. Megadeth – Dystopia

 

  1. Avengend Sevenfold – The Stage

 

  1. Texas Hippie Coalition – Dark Side of Black

 

  1. Vektor – Terminal Redux

 

  1. Anthrax: For All Kings

(aqui, vocês devem estranhar, se ele gosta tanto de Anthrax porque não os colocou nos primeiros 10 álbuns de 2016? A razão é simples, apesar de gostar muito de Anthrax, e de considerar este um bom álbum, um excelente álbum, ainda assim, não sei como explicar bem, mas eu esperava mais, esperava um pouco mais. Acho que tinha as expectativas muito elevadas e acabei por me decepcionar um pouco. Esperava uma obra-prima e obtive apenas um BOM álbum! Enfim, mas está entre os melhores 20)

 

 

Prémio “Grande Surpresa do Ano”:

Suicidal Tendencies – World Gone Mad

Não coloquei ST na lista pois não saberia onde os colocar. Em primeiro? Em segundo? Terceiro? Não sei, a minha felicidade por terem lançado mais um álbum poderia toldar-me o pensamento e seria injusto para com outras bandas. Não é o melhor álbum da banda! Mas  é um álbum sólido e até melhor que os últimos registos. Um álbum de ST é um álbum ST. É, para mim, a GRANDE SURPRESA DO ANO! QUE GRANDE GRANDE GRANDE ALBUM!!!!

Everybody clap like Ozzy! He he he ST rules!!!! Suicidal for live!!!

 

 

Prémio “Ressureição”:

  1. Metallica – .. to Self-Destruct

 Finalmente um verdadeiro álbum de Metallica depois de várias tentativas degradantes (é a minha opinião, tão-somente, mas para mim Metallica tinham terminado no Black Album. Mas voltaram, voltaram agora com este “Hardwired… to Self-Destruct”).

É  de facto um bom álbum! Por fim um bom álbum de Metallica. Mas, para mim ainda não chega para figurarem entre os 20 melhores do ano. Mas estão talvez entre os melhores 40 álbuns!! 🙂

 

  1. In The Woods… – Pure

O regresso! Um álbum interessante! Os In The Woods nunca foram uma banda consensual, mas sempre foram muito criativos e diferentes. Este é um álbum diferente e uma agradável experiência sonora.

 

2 thoughts on “Best of 2016, by Metal Fire Escape

  1. Excelente Mano, Grande Grande Lista 🙂 praticamente metade é igual á minha (variando posições) por isso é excelente!! ahahahahaha
    Agora a sério, concordo plenamente contigo em relação aos Anthrax (é que é isso mesmo, acho que tínhamos as expectativas demasiado altase pumba!! mas não deixa de ser um bom álbum)
    Da tua lista ainda não ouvi D.R.I , Vektor e In the Woods… vou já experimentar!! 😉
    E Gojira continua em altas…. Weeeeeeeeeeeeeeeeee :)))))))
    Forte Abraço Puga Man..

    Like

  2. Muita Bem Puga! Gostei ! Boa ideia introduzir o prémio surpresa e ressurreição, boa iniciativa e escolhas. Sweet!!! Abrç “Viva o SLB”

    Like

Leave a Reply

