Moscow Music Peace Festival – renascer para o Metal

Eu tinha 11 anos quando ocorreu o Moscow Music Peace Festival, 4 anos depois da Perestroika. Durante muitos anos os rockeiros e metaleiros (imagino o submundo da compra e venda de discos!!!) estiveram fechados em si, afastados do mundo ocidental. A guerra fria terminou… A Perestroika permitiu um novo começo. Em 1989 os rockeiros e metaleiros poderem por fim ver os seus ídolos de perto. O resultado… foi catastrófico! No bom sentido! Um renascimento!

Quando o festival começou, todos se encontravam vestidos, militares e civis, sentados ou em pé, sempre calmos, embora alegres… mas… a meio do festival  já muitos tinha tirado as t-shirts e os casacos, solto os cabelos, saltavam e pulavam, gritavam… a loucura foi-se instalando.

Skid Row, de Sebastian Bach, começam por aquecer o estádio… depois Cinderella acendeu o rastilho da bomba que viria a explodir depois…

Depois veio Bon Jovi, ainda nos seus tempos gloriosos do country hard rock… mas já a virar para o Pop. Aliás, a presença dos Bon Jovi criou problema entre as bandas, que não gostaram do facto dos Bon Jovi terem tido direito a um set maior e por serem uma banda mais pop e com toda uma produção teatral… quando os concertos estavam previstos serem de puro rock and roll… sem bullshits!!!

Seguiu-se um Jam entre Bon Jovi, Cinderella e Scorpions!!!

Motley Crue mostrou o lado sleazy do metal e o bicho pegou fogo!!! Já eram poucas as mulheres que não estavam encavalitadas em cima de um qualquer russo, mexendo os braços frenéticamente e agitando os cabelos que tinham estado presos por tantos anos.

Depois veio uma banda da casa, a banda russa Gorky Park, formada em 1987, aproveitando o facto de Gorbacheuv já ter libertado as amarras da censura. Ainda assim, a banda foi para os EUA tentar a sua sorte junto de uma editora americana. Deram um bom concerto e animaram a malta, afinal, eram russos entre russos…

E eis que entra em palco Ozzy Osbourne! Trazia na sua crew um jovem Zack Wilde (com 21 ou 22 anos) que cedo mostrou que era já… o melhor guitarrista do Mundo… Deu um show de guitarra que deixou os russos de boca aberta… não a fecharam mais até ao final do festival!!!! Ele rodopiou no chão enquanto solava, tocou com os dentes, saltou e saltou sempre a tocar sem falhar uma nota, pinch harmonics saiam em catadupa, acho que deve ter sido um recorde!!!

Ozzy partiu a loiça toda e Zack destruiu todos os cacos… reduzindo-os a cinzas. O bicho pegou fogo e os russos já gritavam e gritavam num imenso orgasmo colectivo! Isso mesmo! Sem papas na língua! Foi sem dúvida o melhor dia das suas vidas!!!

Por fim vieram os Scorpions. E seguiu-se uma Jam final. Os russos ficaram doidos!!! Se eu gostava de ter sido russo nesse dia? Claro que sim!!!!

O festival foi uma loucura para os russos… Uma loucura. Mas nem tudo foram rosas. O festival era para apoiar a Make a Difference Foundation e os musicos das bandas foram acusados de terem usado drogas no backstage, portanto, contra o espirito do evento. Aconteceu também um clash de egos entre as bandas. Já falámos de Bon Jovi, cuja presença criou algum mau ambiente entre as bandas, mas também Ozzy recusou tocar antes de Motley Crue (estes aceitaram tocar antes de Ozzy Osbourne, mas conseguiram que no video do concerto através de edição ficassem depois de Ozzy, no que foi entendido com uma traição ao que tinha sido acordado com Ozzy). Enfim, entre as bandas aconteceu alguma guerrilla, e já se notavam indicios do que viria a ser a queda do hard rock/glam metal/hair metal!

O festival, esse, entrou para a História do Metal como um dos melhores festivais de sempre do género!!!

Eu tinha 11 anos… e pela primeira vez vi os deuses do metal na TV. Depois, anos mais tarde, um colega meu tinha a gravação em K7 video do concerto e passámos (com 17/18 anos) algumas noites a ver o festival e a rockar que nem uns doidos. Nunca irei esquecer este festival. Foi como que um renascimento… eu renasci… para o metal! Não foram só os russos que renasceram com a Perestroika… também eu… renasci… para uma nova vida! A vida do Metal! Hel yeah!

Ozzy no Moscow Music Peace Festival

O Festival:

Advertisements

One thought on “Moscow Music Peace Festival – renascer para o Metal

  1. Grande post My man…You Are The Man 😉 Obrigado pela info e sem duvida alguma também eu gostava de ter sido Russo nesse dia…..

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s