Excel, Beowulf, Uncle Slam, Los Cycos… e a Cena de Venice! Ou… como tudo começou com os D.R.I.

California, L.A., mais propriamente Venice Beach… “nasceu” o crossover trash, uma mistrura de skate punk, harcore, heavy metal e trash metal…

Já aqui falámos de Suicidal Tendencies, talvez o expoente máximo deste género do metal, mas outras bandas merecem destaque, principalmente os Excel, uma das minhas bandas preferidas.

Se este estilo se notabilizou em Venice beach, ganhando contornos de lenda, o crossover trash, segundo é afirmado por muitos, nasceu no Texas. Sim, isso mesmo, pois muitos afirmam que a primeira banda do género, a banda que deu origem ao estilo, foram os D.R.I. A banda depois mudou-se para a California, mais propriamente San Francisco. A banda ganhou bastante notoriedade e os próprios Slayer afirmaram que o seu trash foi influenciado fortemente pelos DRI. As bandas inclusive tornaram-se amigas e os D.R.I abriram muitas vezes para Slayer, que chegaram mesmo a gravar uma cover de um música dos D.R.I.

Até o logotipo das bandas se “confundia” em t-shirts dos D.R.I.:

imagesklkjhljhl

67fd7e321bb1556f8376ef016332017a

192f797d477c718a7ffb9a61cadff6ce

Imagens de tournés dos Slayer, com D.R.I.:

DRI-Slayer86

Porém, foi em LA, em Venice, que o estilo se aperfeiçou e nasceu a Cena de Veneza. Músicos. Skaters e surfistas, entre eles Jay Adams, dos Dogtown, conviviam com músicos. O punk skate fundiu-se com o heavy metal, com o funk, com o trash metal e nasceu o crossover. Nasceram bandas como Sucidal Tendencies, Infectious Grooves, Los Cycos, No Mercy, todas com o Mike Muir como frontman, e ainda bandas como os grandes Excel, os fantásticos Beowulf, e ainda Uncle Sam etc.

Umas era mais punk, outras mais metal, outras mais funk, outras mais hardcore, outras mais trash metal, mas a fusão dos estilos estava presente em todas estas grandes bandas. Umas tiveram vida curtas, outras uma vida mais longa, umas acabaram, outras acabaram e recomeçaram…

Uncle Sam, Beowulf, e Excell, são sem dúvida das bandas de crossover trash que, àparte os Suicidal Tendencies, mais fizeram pelo estilo. São também as que mais influencia têm do trash metal, produzindo um crossover trash agressivo e cru!!!

O  Venice Scene era também conhecido como o Suicidal Scene,  eram todos amigos dos Sucicidal e iam trocando de membros entre si, incluindo agentes, e muitos gravaram na editora do Mike Muir (frontman dos ST).

O movimento crossover trash já não tem a mesma força dos anos 80, quando era bastante forte. Quem era skater, surfista (no tempo em que os surfistas eram punks, hardcores ou trashers, e que quando não estavam a skatar ou a surfar estavam a fumar droga, tocar metal ou a curtir concertos de punk e de metal!!!). O movimento acabou enquanto tal, pelo menos no sentido que tinha no passad, no entanto ainda continua a produzir frutos e entrou para a história como mais uma história do poder do metal se reescrever em novas formas!!!

Venice Scene for life! Crossover trash for life!

Comecemos por mostrar o trash punk dos D.R.I.:

Digam lá que não se nota perfeitamente a influencia dos D.R.I. no som primordial dos Slayer?!

E entremos agora na Venice Scene:

Dois albums completos dos Excel:

Um album inteiro de Beowulf:

Album inteiro de Uncle Slam:

Album inteiro de No Mercy:

Los Cycos:

Infectious Grooves:

Neighborhood Watch:

Compilação de 1985 da cena de Venice:

Compilação de 2007 da cena de Venice (homenagem à primeira compilação), música “That Ain’t My Baby” – Second Coming, com a participação do Skater dos Dogtown, Jay Adams na voz:

Advertisements

One thought on “Excel, Beowulf, Uncle Slam, Los Cycos… e a Cena de Venice! Ou… como tudo começou com os D.R.I.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s